Leia Mulheres

Página que reúne postagens sobre a Lista “Mulheres, literatura e libertação”

Itens da Lista

(37) Afetos ferozes por Vivian Gornick

Toda vez que leio uma brilhante intelectual que compartilha, sem filtros, suas alegrias e tristezas, sinto uma gratidão infinita. “Afetos ferozes” é o relato autobiográfico de Vivian Gornick sobre sua relação com sua mãe, seus casos amorosos e seu trabalho. Fui atravessada por todos os aspectos de seu relato. Finalizo a leitura hoje com a…

Texto completo

(36) Elena sabe por Claudia Piñeiro

“Sabe” e ” não sabe” são as palavras e os sentidos que dão tom de poesia a uma prosa duríssima sobre uma mãe portadora de Parkinson que acaba de perder sua filha. Um livro difícil de ler e difícil de largar, que tem a melhor penúltima página de todos os tempos. Claudia Piñeiro honra a…

Texto completo

(35) Não fossem as sílabas de sábado por Mariana Salamão Carrara

Em “Não fossem as sílabas de sábado”, Mariana Salomão Carrara conta uma história tristíssima e bela, com um baita texto. Como escreve essa moça! Um suicídio que acarreta um homicídio acidental refaz uma família, que passa a ser formada na amizade de Ana e Madalena em vínculo que se estabelece pela tragédia. Luto e culpa,…

Texto completo

(34) Véspera por Carla Madeira

“Véspera” é mais um romance imperdível de Carla Madeira, tão sensível e brilhantemente intrincado como “Tudo é rio” (já resenhado por aqui). Outra característica que se repete em “Véspera” é a dificuldade de tecer qualquer comentário sobre ele sem estragar as surpresas que o texto traz. Esse seria um pecado imperdoável que não irei cometer.…

Texto completo

(33) Hamnet por Maggie O’Farrell

A leitura é um instrumento profundo de aprendizagem não apenas de informações objetivas do mundo, mas também subjetivas. Para ambos, a literatura utiliza, para além das descrições, personagens, que graças às personalidades criadas por seus autores, nos sensibilizam para as situações e, portanto, aumentam nossas chances de aprendizagem por sua capacidade de nos emocionar. Isabel…

Texto completo

(32) 40 dias por Maria Valéria Rezende

“40 dias” é um romance de Maria Valéria Rezende que trata da realidade dos moradores de rua, conectando suas dimensões íntima e social de forma profundamente sensível. Um texto viciante com uma história importante também do ponto de vista da condição feminina e, portanto, indispensável para esta Lista. O romance, ganhador do Prêmio Jabuti, tem…

Texto completo

(31) “Corajosa sim, perfeita não” por Reshma Saujani

“Corajosa sim, perfeita não” de @ReshmaSaujani é um livro que, mesmo sendo não-ficção, não há como deixar de fora desta Lista #LeiaMulheres por várias razões, mas vou me ater a duas delas.  A primeira razão é sua capacidade de nos desafiar do início ao fim. Isso porque o livro se relaciona com uma frase muito…

Texto completo

(30) Suíte Tóquio por Giovana Madalosso

Recentemente, tenho lido muitos livros que tratam uma narrativa pela perspectiva de diferentes personagens. Esse estilo, além de engenhoso, costuma me comover muito ao abordar temas sensíveis, contradizendo diretamente um reflexo muito ruim meu: tomar partido sem necessariamente pensar que podem existir muitos lados em uma história. Um texto bem escrito desta forma aproxima a…

Texto completo

(28) A elegância do ouriço por Muriel Barberi

“A elegância do ouriço” de Muriel Barberi e “Sobre os ossos dos Mortos” de Olga Tokarczuk têm uma característica em comum: heroínas improváveis. E por que isso é importante?  Porque o provável e o improvável são regidos pelos estereótipos, pelos estigmas que a sociedade sai distribuindo por aí. Estereótipos que acabam por desumanizar a todos,…

Texto completo

(27) Instruções para salvar o mundo por Rosa Montero

“Instruções para salvar o mundo” é um romance existencialista de Rosa Montero, uma escritora de sensibilidade e genialidade ímpares muito comentada neste blog. Você sabe aquele momento em que a vida parece insuportavelmente difícil de viver e só lhe sobra um restinho de teimosa esperança para seguir adiante? Pois então, esse livro trata sobre esse…

Texto completo

(26) Tudo é rio por Carla Madeira

Não sei por onde começar mesmo tendo como propósito não escrever muito. Vou começar pelo título e pela autora: “Tudo é Rio”, Carla Madeira. Ah, afirmo o óbvio também, é uma obra obrigatória para uma lista “Leia Mulheres”. Obrigatório, não por tratar da condição feminina, mas por ter sido escrito por uma mulher. Mesmo com…

Texto completo

(25) Sobre os ossos dos mortos por Olga Tokarczuk

O livro “Sobre os ossos dos mortos” da nobelista polonesa Olga Tokarczuk é um texto fácil de ler e sobre o qual é muito difícil escrever: revelar sua maior qualidade para uma lista #LeiaMulheres seria um spoiller irreparável. Dessa forma, omitirei o fundamental, mas, mesmo assim, há muito a dizer. Como romance policial, a história…

Texto completo

(21-24) Tetralogia napolitana por Elena Ferrante

Lista “Mulheres, literatura e libertação” Se o segundo sexo é o tratado teórico da condição feminina, considero a “Tetralogia napolitana” de Elena Ferrante* o tratado literário; uma espécie de saga feminista constituída das obras (numeração na lista): “Amiga genial” (21), “História do novo sobrenome” (22), “História de quem foge e de quem fica”(23) e “História…

Texto completo

(17-20) O perigo de uma história única com Chimamanda Ngozi Adichie e Marjane Satrapi

Lista “Mulheres, literatura e libertação” Apresento de uma só vez 4 itens da nossa lista por considerá-los muito relacionados. Duas autoras geniais, Chimamanda Ngozi Adichie e Marjane Satrapri, duas obras de cada uma. Obras reunídas aqui por demonstrarem lindamente que: – o mundo é feito de infinitas realidades; – as histórias únicas (disseminas pela indústria…

Texto completo

(16) A Resposta por Kathryn Stockett

Lista “Mulheres, literatura e libertação” 16- A Resposta por Kathryn Stockett No item anterior da Lista, falei de Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie sob vários aspectos. Dois deles se comunicam diretamente com “A Resposta” de Kathryn Stockett: o racismo estrutural dos Estados Unidos e os diferentes lados da desigualdade social quando analisamos de forma combinada…

Texto completo

(15) Americanah por Chimamanda Nogozi Adichie

Lista “Mulheres, literatura e libertação” 15 – “Americanah” por Chimamanda Ngozi Adichie “Americanah” é o segundo item da Lista de autoria de Chimamanda Ngozi Adichie. Escrever sobre ele não é tarefa muito fácil, considerando suas intersecções com outras autoras importantes para a literatura feminista em um mosaico que descrevo de forma muito pessoal a seguir:…

Texto completo

(14) Para educar crianças feministas por Chimamanda Ngozi Adichie

Lista “Mulheres, literatura e libertação” 14 – “Para educar crianças feministas” por Chimamanda Ngozi Adichie Neste ponto iniciamos com outra autora importante para esta lista: Chimamanda Ngozi Adichie . Se costumamos dizer que “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir é a bíblia do feminismo, poderíamos dizer que “Para educar crianças feministas” de Chimamanda é…

Texto completo

(13) Filha perdida por Elena Ferrante

Lista “Mulheres, literatura e libertação” 13 – A filha perdida por Elena Ferrante Hoje, 9 de maio, faz 23 anos que perdi meu pai. Em 1998, 9 de maio caiu no sábado que antecedeu o dia das mães. Os nascimentos e as mortes, sejam eles reais ou figurados, são marcos de aprendizagem em nossas vidas.…

Texto completo

(11-12) O conto da Aia e Testamentos por Margaret Atwood

Lista “Mulheres, literatura e libertação” 11 e 12 – O Conto da Aia e Testamentos por Margaret Atwood Li com atenção o aclamado “O Conto da Aia” de Margaret Atwood, mas sem muito gosto. A verdade é que as distopias me deprimem muito atualmente. Ao 17 anos, li “1984” de George Orwell e gostei muito.…

Texto completo

(10) Cartas a Nelson Algren por Simone de Beauvouir

Lista “Mulheres, literatura e libertação” 10 – Cartas a Nelson Algren por Simone de Beavouir A estranha situação que se coloca é que muitas vezes há uma oposição entre a mulher livre e a mulher apaixonada, como se ambas não pudessem coexistir. Isso decorre da pressuposição de submissão das mulheres no amor, acho que, principalmente,…

Texto completo

(9) A mulher desiludida por Simone de Beauvoir

Lista “Mulheres, literatura e libertação” 9 – A mulher desiludida por Simone de Beavouir A filosofia e a literatura são indissociáveis na obra de Simone. A literatura é seu recurso de divulgação científica. Essa relação demonstra uma preocupação efetiva de transformação social, que muitos intelectuais não possuem, preferem desempenhar o papel de intelectual complexo que…

Texto completo

(8) O segundo sexo por Simone de Beauvoir

Lista “Mulheres, literatura e libertação” 8 – O segundo sexo por Simone de Beavouir O Segundo Sexo é uma Bíblia do Feminismo, resultado de uma extensa pesquisa e produto da capacidade ímpar de Simone de Beauvoir de articular um denso e diversificado conjunto de teses para produzir sua própria tese, absolutamente original, e “elucidar a…

Texto completo

(7) Nós mulheres por Rosa Montero

Lista “Mulheres, literatura e libertação” 7- Nós mulheres por Rosa Montero Conheço pouco as obras de Rosa Montero, mas achei sua personalidade encantadora de cara. Em 2020, nesta diferente  “Feira do Livro Virtual de Porto Alegre” que tivemos, ela fez uma palestra genial. Relata seu processo de escrita de forma vívida, animada, como se seu…

Texto completo

(6) A casa dos espíritos por Isabel Allende

Lista “Mulheres, literatura e libertação” 6 – A casa dos espíritos por Isabel Allende Entre as tantas formas de ser, há esta de Clara, personagem de Isabel Allende em “A casa dos espíritos.” A alma de Clara é quase tão concreta quanto seu corpo, uma personagem típica do realismo mágico latino-americano. Algo que no texto…

Texto completo

(3-5) Um teto todo seu por Virgínia Woolf e mais

Lista “Mulheres, literatura e libertação” 3- Um teto todo seu por Virginia Woolf “Um teto todo seu” é um ensaio de Virgínia Woolf sobre a relação entre as mulheres e a literatura, seja como personagens, seja como escritoras. Mesmo não sendo ficcional, tem uma leitura fluida, envolvente e também chocante: nele percebemos a invisibilidade da…

Texto completo

(2) A vida invisível de Eurídice Gusmão por Marta Batalha

Lista “Mulheres, literatura e libertação” 2 – A vida invisível de Eurídice Gusmão por Marta Batalha Eurídice e Guida são personagens de Martha Batalha no livro “A vida invisível de Eurídice Gusmão”. Romance que considero brilhante pela leveza do texto aplicada ao peso da história sobre o machismo estrutural. Aqui, falarei apenas sobre Eurídice, mesmo…

Texto completo

(1) Orgulho e Preconceito de Jane Austen

Lista “Mulheres, literatura e libertação”1 – Orgulho e preconceito de Jane Austen Liberdade e autenticidade são temas muito presentes em nossas discussões aqui entre as rendeiras não por acaso: são aspectos fundamentais de nossa existência que se opõem aos padrões artificiais de comportamento que historicamente foram impostos às mulheres. Se em 2021 a luta contra…

Texto completo

Descrição da Lista

A literatura feminista e o feminismo literário na Lista “Mulheres, literatura e libertação”: tipologia

Cheguei em um ponto da Lista “Mulheres, literatura e libertação” feita para a Conexão Rendeiras, que sinto a necessidade de fazer alguns esclarecimentos como segue: Escrevo sobre a relação entre a literatura e a condição feminina mesmo sem ser especialista nestes temas. Escrevo com um desejo: compartilhar leituras que me ajudaram nesta jornada por vezes…

Texto completo

Lista “Mulheres, literatura e libertação”: definição

Para cada obra de arte gentilmente, subversivamente, colocada no mundo, cria-se no universo das ideias inúmeras leituras e sentidos individuais, que quase nunca são compartilhados. Aqui nas “Rendeiras”, cada uma de nós busca romper com esse silêncio. Em meu caso, as leituras que compartilharei tem um fio condutor: a relação da literatura com a libertação…

Texto completo
Transcender pelas bibliotecas, tornar-me mulher, ler mulheres como tática de sobrevivência

Outras listas…

Filmes e séries para pensar a política
Textos breves sobre filmes, livros e séries