#LeiaMulheres Item da lista Literatura

A Resposta por Kathryn Stockett

Lista “Mulheres, literatura e libertação”

13- A Resposta por Kathryn Stockett

No item anterior da Lista, falei de Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie sob vários aspectos. Dois deles se comunicam diretamente com “A Resposta” de Kathryn Stockett: o racismo estrutural dos Estados Unidos e os diferentes lados da desigualdade social quando analisamos de forma combinada gênero, classe e raça.

A história de “A Resposta” tornou-se amplamente conhecida quando deu origem ao super premiado filme “Caminhos Cruzados”. Mas, mesmo que você tenha visto o belíssimo filme, lhe garanto, o livro vale a pena ser lido. A Resposta é um romance que traz o melhor da literatura num texto longo e de leitura rápida, muito difícil de largar. Fala de Jackson, Mississipi, em 1963, ano marcante para a história dos Estados Unidos com a morte de Kennedy e a realização de vários eventos importantes para o Movimento de Direitos Civis.

Além de mostrar uma história bem contada, Stockett nos mostra que a luta contra as desigualdade se faz a partir de um movimento longo e árduo. Se hoje o racismo é criminalizado, em 1963, o racismo e a segregação racial eram lei, uma atrocidade abosolutamente legitimada.

Aibileen, Minny e Skeeter são as três protagonistas apaixonantes de “A Resposta”,  um romance que prova o poder da literatura para educar e conscientizar com um texto viciante. #LeiaMulheres #Kathryn Stockett #TheHelp  

Referência

STOCKETT, Kathryn. A resposta. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

Texto elaborado originalmente para Conexão Rendeiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: