#LeiaMulheres Item da lista Literatura

O segundo sexo por Simone de Beauvoir

Lista “Mulheres, literatura e libertação”

8 – O segundo sexo por Simone de Beavouir

O Segundo Sexo é uma Bíblia do Feminismo, resultado de uma extensa pesquisa e produto da capacidade ímpar de Simone de Beauvoir de articular um denso e diversificado conjunto de teses para produzir sua própria tese, absolutamente original, e “elucidar a situação da mulher” (BEAUVOIR, 2016a, p. 24).

As duas questões fundamentais de “O Segundo Sexo” são:

  •  “Em que o fato de sermos mulheres terá afetado nossa vida?”
  • “Quais oportunidades nos foram oferecidas, exatamente, e quais nos foram recusadas?”

Essas duas perguntais são problematizadas por Simone através de dois conceitos muito tratados pela Filosofia: a imanência e a transcendência. Simone diz que a primeira vocação da mulher será sempre a de agradar, essa é a sua imanência. Pensamos que essa é uma realidade que havia ficado para trás, mas, em pleno 2019, Máriam Martínez-Bascuñán para falar de Simone trata deste tipo de imanência feminina, mencionando um político espanhol que disse: “Eu gosto que a mulher seja mulher, mulher”. Para Martínez-Bascuñán (2019), “esse modelo ideal se conecta diretamente com as expectativas geradas em torno das mulheres, com os clichês sobre sua predisposição para cuidar dos outros e agradar, sobre seu gosto ao se vestir, sua capacidade de sedução e seu sorriso.” 

Em oposição a imanência da mulher, Simone destaca que a vocação do homem é a transcendência. Sua verdade “está nas casas que constrói, nas florestas que lavra, nas doenças que cura.” (BEAUVOIR, 2016a, p. 443)

Segundo uma moral existencialista, todo o sujeito apenas se coloca no mundo concretamente através de projetos com uma transcendência. Para Simone, todo o indivíduo que se preocupa em justificar sua existência sente-a como uma necessidade indefinida de se transcender (BEAUVOIR, 2016b, p. 30). A mulher, contudo, para transcender, precisa lutar contra a imanência que dela se espera. 

Também disponível em BeD outro texto mais longo sobre Simone de Beavouir. Este trecho curtinho foi feito para caber no curto espaço do Insta para a  Conexão Rendeiras

Referências

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. V.2, a experiência vivida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016 a. 

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. V.1, mitos e fatos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016 b. 

MARTÍNEZ-BASCUÑÁN, Máriam. O feminismo que nasceu com Simone de Beauvoir. El País, Madrid, 7 jul. 2019 Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/07/05/cultura/1562337766_757567.html. Acesso em: 18 fev. 2020.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: