Lista “Mulheres, literatura e libertação”
8 – O segundo sexo por Simone de Beavouir
O Segundo Sexo é uma Bíblia do Feminismo, resultado de uma extensa pesquisa e produto da capacidade ímpar de Simone de Beauvoir de articular um denso e diversificado conjunto de teses para produzir sua própria tese, absolutamente original, e “elucidar a situação da mulher” (BEAUVOIR, 2016a, p. 24).
As duas questões fundamentais de “O Segundo Sexo” são:
- “Em que o fato de sermos mulheres terá afetado nossa vida?”
- “Quais oportunidades nos foram oferecidas, exatamente, e quais nos foram recusadas?”
Essas duas perguntais são problematizadas por Simone através de dois conceitos muito tratados pela Filosofia: a imanência e a transcendência. Simone diz que a primeira vocação da mulher será sempre a de agradar, essa é a sua imanência. Pensamos que essa é uma realidade que havia ficado para trás, mas, em pleno 2019, Máriam Martínez-Bascuñán para falar de Simone trata deste tipo de imanência feminina, mencionando um político espanhol que disse: “Eu gosto que a mulher seja mulher, mulher”. Para Martínez-Bascuñán (2019), “esse modelo ideal se conecta diretamente com as expectativas geradas em torno das mulheres, com os clichês sobre sua predisposição para cuidar dos outros e agradar, sobre seu gosto ao se vestir, sua capacidade de sedução e seu sorriso.”
Em oposição a imanência da mulher, Simone destaca que a vocação do homem é a transcendência. Sua verdade “está nas casas que constrói, nas florestas que lavra, nas doenças que cura.” (BEAUVOIR, 2016a, p. 443)
Segundo uma moral existencialista, todo o sujeito apenas se coloca no mundo concretamente através de projetos com uma transcendência. Para Simone, todo o indivíduo que se preocupa em justificar sua existência sente-a como uma necessidade indefinida de se transcender (BEAUVOIR, 2016b, p. 30). A mulher, contudo, para transcender, precisa lutar contra a imanência que dela se espera.
Também disponível em BeD outro texto mais longo sobre Simone de Beavouir. Este trecho curtinho foi feito para caber no curto espaço do Insta para a Conexão Rendeiras
Referências
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. V.2, a experiência vivida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016 a.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. V.1, mitos e fatos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016 b.
