#LeiaMulheres Item da lista Literatura

(30) Suíte Tóquio por Giovana Madalosso

Recentemente, tenho lido muitos livros que tratam uma narrativa pela perspectiva de diferentes personagens. Esse estilo, além de engenhoso, costuma me comover muito ao abordar temas sensíveis, contradizendo diretamente um reflexo muito ruim meu: tomar partido sem necessariamente pensar que podem existir muitos lados em uma história.

Um texto bem escrito desta forma aproxima a literatura da complexidade da vida, e é exatamente isso que a Giovana Madalosso faz em Suíte Tóquio. Uma complexidade decorrente não apenas das perspectivas pessoais das duas personagens centrais, mas também do ponto vista social pelo dilema da patroa e da babá no momento de um sequestro.

Em minha opinião, esse livro é arrebatador, aborda a condição feminina em sua dimensão aprofundada pela pobreza. Mais especificamente, pode-se dizer que o romance trata sobre maternidade, naquele estilo não convencional de tratá-la como o fez Elena Ferrante em “A filha perdida“. Suite Tóquio é a história da maternidade da babá e da patroa, nesta ordem, mas sem que a ordem defina um juízo de valor. Até porque, se definisse, não estaria nesta lista.

#LeiaMulheres

#GiovanaMadalosso

#literaturabrasileira

#vemserrendeira

Texto para @conexao_rendeiras

Sobre o livro: https://g.co/kgs/DofRhu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: