#LeiaMulheres Item da lista Literatura

Orgulho e Preconceito de Jane Austen

Lista “Mulheres, literatura e libertação”
1 – Orgulho e preconceito de Jane Austen

Liberdade e autenticidade são temas muito presentes em nossas discussões aqui entre as rendeiras não por acaso: são aspectos fundamentais de nossa existência que se opõem aos padrões artificiais de comportamento que historicamente foram impostos às mulheres.

Se em 2021 a luta contra os estereótipos segue. Você consegue imaginar como era a vida de uma mulher há mais de 200 anos atrás?

Para termos uma ideia, sugiro a leitura de Orgulho e Preconceito de Jane Austen publicado originalmente em 1813. Elisabeth Bennet, sua protagonista, é uma mulher livre, autêntica, inteligente e apaixonada, capaz de nos transportar para um outro tempo histórico em que os condicionantes sociais eram ainda mais opressores, considerando a inexistência de autonomia financeira para as mulheres e a ditadura do status sócio-econômico como regra imposta à mínima parte dos relacionamentos pessoais.

-Srta. Bennet, sabe com quem está falando? Não estou acostumada com esse tipo de linguagem. Sou quase a parente mais próxima que ele tem no mundo, e tenho o direito de saber tudo sobre seus problemas mais íntimos.
– Mas não tem o direito de saber os meus; nem um comportamento desses nunca me levará a falar.

(AUSTEN, 2010, p. 276)

Infelizmente, a Elisabeth Bennet do filme “Orgulho e Preconceito” não faz jus à Elisabeth do texto de Jane Austen. Assim, super recomendo a leitura do texto. Acho que você também vai se identificar com essa moça livre e inteligente, que segue seu coração e se impõe às fúteis regras criadas por aqueles que garantem seu poder pela opressão.

Referência:

AUSTEN, Jane. Orgulho e preconceito. Tradução: Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martin Claret, 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: