Inovar ou reinventar as bibliotecas?

Fui convidada para falar sobre inovação em bibliotecas em um Encontro de Bibliotecas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) . Hoje, será a palestra. Para prepará-la, a cabeça deu mil voltas: sempre gosto de considerar os termos específicos que os organizadores de um Evento utilizam para fazer um convite e contrastá-los com a forma como costumo abordar o que, aparentemente, é o mesmo assunto, mas não necessariamente. Deste exercício surgiu o título: Inovar ou reinventar as bibliotecas na Era Digital?

Desde o SNBU de 2021, tenho utilizado o termo reinvenção das bibliotecas para algo que pode ser interpretado como inovação. Mas, será que existe diferença? Eu acho que sim, existe uma diferença, e me parece que esta diferença se relacionada com as transformações promovidas pela tecnologia da informação na ampliação da missão da biblioteca e dos papéis a serem desempenhados em um sociedade que vive a super circulação da informação, mas não necessariamente do conhecimento.

Assim, seguem os slides da abordagem que desenvolvi para hoje. Confesso que estou ansiosa pela discussão com os colegas do IFRS.

Slides disponíveis aqui:

Quando der um tempinho, vou fazer os 10 cards para Instagram…