Séries

Faz de conta que NY é uma cidade (sobre Fran Lebowitz) por Martin Scorcese

Sou MUITO fã de Fran Lebowitz, uma anti-republicana que personifica um compêndio cultural narrado com ironia e humor. Às vezes seus posicionamentos chocam; faz parte. Ela é autêntica, mas não apenas isso, Lebowitz é autêntica e intolerante com as opiniões clichês. Possui uma impaciência exacerbada com os discursos padrão que caracterizam os grupos sociais. Um senso comum tão repetitivo que, se não estivermos muito atentos, pensamos que nosso interlocutor é uma gravação e não uma pessoa.

Acabo de assistir no Netflix uma série documental sobre a Nova York de Fran Lebowitz. Dirigida por Martin Scorcese, outro clássico personagem novaiorquino. A série é dividida em 7 episódios, sendo, o último, sobre Bibliotecas.

Difícil não recomendar algo que vejo relativo a ela, mas esse último episódio é muito especial para mim para além do óbvio: faz dois meses criamos uma atividade no Super 8 chamada “O que você está lendo?”. Queríamos começar a trabalhar literatura no curso de extensão do Sistema de Bibliotecas da UFRGS e estávamos com pouco tempo para estruturar conteúdos específicos além dos relativos à busca e uso da informação científica. Assim surgiu a ideia de um bate-papo informal sobre o que cada um está lendo. Atividade realizada em dia e hora fixos (toda segunda segunda de cada mês às 18h). Uma ideia não muito original, considerando uma obsessão geral de leitores aficionados: a espionagem da leitura alheia. Tem alguém lendo ao nosso lado, fazemos uma super ginástica para tentar descobrir o título .

E não é que as cenas finais da série são exatamente sobre este hábito bisbilhoteiro!

Um diálogo de Fran com Toni Morrison e cenas de Fran e Scorcese perdidos entre as estantes da Biblioteca Pública de Nova York são outros dois pontos altos deste episódio.

Assim, recomendo a série . Em tempos obscuros, ler, se informar, refletir, resistir ao senso comum… é preciso!