Contexto e desafios das bibliotecas universitárias E-books Slides

Plataformas de serviços de bibliotecas

No dia 11 de março, às 15h, a CBBU-FEBAB e o Sistema de Bibliotecas da UFRGS promoverão o Painel sobre “Plataformas de Serviços de Bibliotecas” em comemoração ao dia do bibliotecário.

A transmissão será feita pelo canal da FEBAB no Youtbube através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=Dw4YgOwmfRA

Contexto

Atualmente, muitos sistemas de bibliotecas estão enfrentando as limitações de seus sistemas de gerenciamento de bibliotecas, considerando, principalmente, a necessidade de gestão de acervos eletrônicos. Assim, o Painel busca engajar as equipes dos sistemas de bibliotecas nas discussões e requisitos envolvidos em projetos de migração para as Plataformas de Serviços de 5a. geração.

Metodologia do Painel

Dando prosseguimento às discussões iniciadas pelo Sibi/UFRJ*, o Painel apresentará um fluxo de trabalho relacionado com a gestão de e-books nas Plataformas de Serviços de Biblioteca Alma e Fólio, demonstrando como:

• identificar prioridades de aquisição, considerando os planos de ensino da Universidade;
  • gerenciar contratos de assinatura/aquisição perpétua de e-books;
  • gerenciar dados bibliográficos e metadados em catálogos e/ou sistemas de descoberta dos recursos contratados e de acesso aberto;
  • personalizar o ordenamento de resultados de busca de acordo com os planos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade;
  • facilitar a autenticação para o acesso da comunidade aos recursos contratados;
  • solucionar problemas de links quebrados;
  • criar estatísticas e relatórios gerenciais (com um destaque, entre tantos desafios, para a necessidade de relatórios sobre busca e uso das coleções contratadas independentemente do fornecedor)

PAINEL CBBU-FEBAB “Plataformas de Serviços de Bibliotecas”

Dia 11/03/2021, 15h às 18h 30min

Canal da FEBAB no Youtube