Desenvolvimento de coleções Promoção da leitura

A disseminação da leitura e o preço do livro

O preço exorbitante do livro no Brasil é um caso de ovo ou galinha:

os livros são caros por falta de leitores ou existem poucos leitores pelo alto custo dos livros?

Faz alguns anos, modesta e progressivamente, o mercado editorial brasileiro tem começado a publicar edições de livros econômicas, os chamados livros de bolso. Essas edições cabem no bolso no sentido literal, são suficientemente pequenos para serem carregados num casaco, e, no sentido figurado, por serem baratos e, assim, caberem no orçamento do cidadão.

Todavia, os títutlos publicados para caberem no bolso são muito limitados. Temos os clássicos, cujo direito autoral é de domínio público, e algumas obras há tempos publicadas. Esses últimos são títulos que, invariavelmente, figuraram no topo da lista de vendas num passado distante, mas que já saíram das rodas de discussão daqueles que definem sua agenda de leitura pelos lançamentos editoriais mais vendidos. Para estes leitores, não tem jeito: ou investem pesadamente no livro no momento de seu lançamento, pagando em torno de 60 reais uma única obra, ou retiram o título por empréstimo do acervo da biblioteca mais próxima.

Entre os possíveis problemas, destacamos as seguintes perguntas:

– O leitor habitual encontra alguma biblioteca nas proximidades?
– As bibliotecas dispõem de orçamentos compatíveis com o custo dos livros e o tamanho da demanda por lançamentos editoriais?

Infelizmente, sabemos que a resposta mais frequente às duas questões é NÃO. Portanto, temos uma dificuldade de acesso aos livros recém lançados.

Nosso poder público tem investido na criação de boas bibliotecas comunitárias?

Nosso mercado livreiro contribui para a promoção da leitura?

Em suma, lançamento é coisa fina. Essa é a verdade!