Política

Por uma democracia sem distrações ou Quando papel vira tijolo

Desde o início das eleições, recebo, como grande parte dos internautas, uma chuva de mensagens absurdas sobre a candidata à presidência da República Dilma Rousseff. Não vou fingir isenção, sou pró governo Lula. Tenho fortes convicções que me levam a isso, mas não vou entrar em detalhes. Escrevo esta postagem não para fazer campanha, mas para propor uma questão para debate:

– O que tanto boato e difamação têm a ver com a capacidade da candidata para realizar um bom gonverno?

A princípio, pensei:

– “Nossa, esse pessoal do Serra está desesperado. Imagina que alguém embarcará nessas distrações, tendo sua realidade como principal fonte de informação para o voto???”

Pois é, mas as distrações ganham eco. Isso me faz pensar que, efetivamente, estamos longe de viver numa plena democracia. Sentirei, pessoalmente, que a plena democracia se dará quando a capacidade de realização pública deixar de ser uma coadjuvante nos debates eleitorais.

Hoje, uma chuva de ataques irrelevantes tira o escasso espaço da apresentação dos planos de governo. Espaço necessário para a realização de uma opção política cidadã. Não gosto de distrações, independentemente do candidato que dela torna-se objeto. A Revista Isto É desta semana é um ótimo exemplo de discussão que precisa ser realizada (partes 1 e 2).

Temos dados, que cada candidato apresente seu contexto histórico. Temos história, que cada candidato apresente sua perspectiva de futuro.

Termino mais um desabafo. Me uno de forma singela ao Movimento dos Sambistas, Chorões e Foliões do Rio, reproduzindo o Partido Alto da Bolinha de Papel, um protesto brilhante contra as distrações políticas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: