Contexto e desafios das bibliotecas universitárias Literatura

Documentação de Julia Child

Neste fim de semana, assisti, tardiamente, o maravilhoso filme “Julie & Julia”. Antes do lançamento do filme no Brasil, compramos (Carlos e eu) o livro de memórias de Julia Child, “Minha vida na França“, e, como de hábito nestes 2 ultimos anos de curso de doutorado, o livro ficou na estante, à espera de dias melhores para ser lido. Todavia, o encantamento que sucedeu o término do filme levou a uma corrida à estante, onde o livro há muito descansava. Nas primeiras páginas percebi que o texto consegue prolongar os momentos maravilhosos que a história e a personalidade de Julia Child podem propiciar. Um outro elemento chama a atenção, não sei se somente, mas certamente para uma  bibliotecária de plantão: Julia e Paul, seu marido, eram grandes produtores de documentação pessoal. O filme já enlouquece  museológos com a exposição que o Museu de Arte Americana do Instituto Smithsonian organizou sobre Julia, incluindo sua cozinha completa.

O livro, por sua vez, tranquiliza arquivistas e bibliotecários, quando Julia agradece em sua Introdução o tratamento dado aos seus documentos pela Biblioteca Schlesinger (especializada em história da mulher dos Estados Unidos) do Instituto Radcliffe, Universidade de Harvard. Sim: a documentação está salva e preservada! Os cartões postais do dia de São Valentim (nosso dia dos namorados), as correspondências, os manuscritos super secretos do livro de receitas… tudo que vemos no filme e no livro está lá!

Neste ponto vemos como estamos atrasados. No Brasil, temos muito o que aprender com a preservação de documentos históricos. Os links feitos nesta postagem são uma aula de preservação, um sonho para o profissional de ciência da informação!

Referência
CHILD, Julia; PROD’HOMME, Alex. Minha vida na França. São Paulo: Seoman, 2009.