Bibliotecas por um mundo melhor Competência informacional Comunicação Científica Contexto e desafios das bibliotecas universitárias Promoção da leitura Slides Vídeos

3Rs para atuação bibliotecária no Brasil

Quem escolhe ser bibliotecário no Brasil, escolhe ser bibliotecário em um país com poucas bibliotecas reais e muitas bibliotecas precárias, essas últimas perfazendo grande parte de nosso mercado de trabalho. A verdade é: ser bibliotecário no Brasil não é difícil, pode ser até bem fácil, podemos achar que sem recursos não há nada o que fazer.

Com responsabilidade social, ser bibliotecário no Brasil é tarefa árdua, intelectualmente desafiadora, desgastante e, principalmente, profundamente gratificante. A capacidade de uma biblioteca de catalisar aprendizagem, criatividade e até mesmo felicidade é incrível. Difícil de fazer no Brasil, mas não impossível. Não há novidade no que vou falar para vocês. Cada um de nós, comprometidos que somos com a mudança social pelas bibliotecas, desenvolvemos nossa forma de atuar e nossas percepções sobre os problemas e soluções que temos pela frente.

Prestes a comemorar 30 anos da decisão de trabalhar em bibliotecas, minha consciência profissional evoluiu para uma síntese na qual fui agrupando ações, condutas, iniciativas que se resumiram em três palavras que, por coincidência e por bênção do anjo marketeiro, iniciam com 3Rs: elas são a Reinvenção, a Revolução e a Responsabilidade social. Vamos falar sobre estes Rs a seguir, mas, de antemão, vou provocá-los para que vocês pensem também quais são os elementos que sintetizam as percepções de vocês sobre nossa atuação profissional.

Esse é um trechinho da palestra de amanhã, que será transmitida no canal do Sistema de Bibliotecas da Unicamp!

Slides já disponíveis, vídeo de yotube disponível após a apresentação.