Filmes Item Política e humanidade em conflito

(4) Ele está de volta

E se Hitler surgisse com seu uniforme nazista, seu emblemático bigodinho, como que caído de uma outra dimensão cósmica, e saísse andando novamente pelas ruas de Berlim em pleno século 21? Segundo o filme “Ele está de volta”, Hitler faria sucesso em um programa de auditório, convenceria várias pessoas com seus mesmissimos argumentos, mesmo depois de décadas e décadas de denúncia dos horrores do nazismo. 

Seria este mais um filme viajante? Poderíamos dizer que sim, mas para isso estaríamos ignorando solenemente os resultados de eleições que têm apontado uma preocupante ascensão da extrema direita em diferentes democracias de países desenvolvidos (e a nossa própria situação aqui no Brasil).

Sim: chance zero de Hitler surgir do nada de outra dimensão cósmica! Mas, quais são as chances de uma personalidade odiosa como ele fazer sucesso político? Por que entre ideais iluministas e dogmas da era das trevas há esse risco sempre presente de, no caos social, culpar com ódio o mais fraco e ser incapaz de ver os verdadeiros culpados?

A única constância dos tempos é a falta de educação para a cidadania. Seguimos por séculos ressentidos de uma educação capaz de mostrar que o único inimigo que temos é sistema injusto, desumano. Sem educação cidadã, há essa ameaça constante de os oprimidos votarem em seus opressores, convencidos por discursos mentirosos, mas fáceis de compreender.

“Ele está de volta” é a quarta indicação de nossa lista “Política e Humanidade em Conflito”.

Sobre o filme: https://g.co/kgs/8uF7PW

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: