Bibliotecas por um mundo melhor

Um ano de home office

Uma homenagem da Biblioteca Central da UFRGS (BC) sem som, em preto e branco, os tempos são difíceis.

Uma equipe que foi para isolamento social já de luto. Eu, naquele momento, achei bom trabalhar em casa, era muito difícil estar na biblioteca sem a Denise (Ramires), grande especialista em catalogação e muito amada amiga.

Hoje, a equipe está bem, saudável de corpo, nem tanto de alma. Não sei quem está bem de alma com tantas perdas de vida e de renda ao redor. Foi um ano de luto para uma equipe tão acostumada com a luta.

Apesar da tristeza, eu, particularmente, tenho uma gratidão infinita: tenho um emprego, salário garantido, e um trabalho absolutamente adaptável ao isolamento social. Seguimos hiper ativos, desenvolvendo projetos desafiadores e, principalmente, próximos de nossos usuários que tanto precisam de suporte para o Ensino Remoto.

Não apenas a sobrevivência está garantida, mas também o sentido da importância do trabalho e a adrenalina do desafio permanecem no nosso cotidiano. Isso me ajuda muito, me ajuda a enfrentar as tristes notícias tão desamparadas em políticas públicas.

A equipe da BC é um outro presente: ativa, comprometida, competente e muito criativa. É muito bom estar na BC e, portanto, não poder estar na BC é muito difícil.

Mas, aprendemos muitas ferramentas: compartilhamos tela, fazemos mil anotações nos documentos do Google Docs, seguimos nossa cultura de ampla discussão e colaboração centrada em soluções e não em problemas. E, sendo assim, mesmo com todas as dificuldades, termino este desabafo com outra frase do Guimarães Rosa para complementar a que finaliza o lindo vídeo da BC, que me surpreendeu e me emocionou pela manhã.

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”

Guimarães Rosa

#VacinaJá

//www.instagram.com/embed.js

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: