“40 dias” é um romance de Maria Valéria Rezende que trata da realidade dos moradores de rua, conectando suas dimensões íntima e social de forma profundamente sensível. Um texto viciante com uma história importante também do ponto de vista da condição feminina e, portanto, indispensável para esta Lista.
O romance, ganhador do Prêmio Jabuti, tem Alice como personagem principal: uma mãe paraibana, feliz com a vida que leva, mas que migra de João Pessoa para Porto Alegre, cedendo às pressões de sua filha e amigas. Cede à pressão porque sua felicidade precisa ser compulsoriamente relegada a segundo plano. Afinal, uma mulher, saindo da meia idade e chegando na terceira, precisa ainda dispor de sua própria vida?
Entendedores entenderão a ironia da pergunta e os tipos de condicionantes que ela insere na vida das mulheres de modo muito arraigado em nossa cultura.
Mudança de estado, abandono familiar, mas, talvez, principalmente, a sensação de fracasso por deixar de exercer o domínio sob sua própria vida são os elementos que compõem a mistura bombástica que leva Alice a morar, por 40 dias, na rua.
O livro é brilhante, trata de tema pesado, necessário, mas de forma leve, despertando a empatia para a situação cada vez mais alarmante das populações de rua. Uma realidade que, em alguns casos, para além da ausência de moradia, há a ausência de afetos nesta nossa sociedade adoecida, na qual alguns se acham dignos de dispor da vida dos outros. Estado e família, presentes e ausentes, uma daquelas histórias que deixam um vazio quando terminam de tão boas que são. #leiaMariaValeriaRezende, #Leia Mulheres #vemserrendeira
Sobre o livro: Quarenta dias https://g.co/kgs/1B6CEa
Para ver os demais itens da lista clique aqui!

