Filmes Item Política e humanidade em conflito

(9-10) Kamchatka e Trumbo

Os dois filmes desta semana estão reunidos aqui na lista “Política e humanidade em conlito” não por acaso: ambos representam os inimigos do Estado de governos que optaram por esconder suas mazelas alimentando a fantasia da ameaça comunista.

Em “Kamchatka”, tocante filme argentino, percebemos os horrores da ditadura militar pelo olhar de uma criança de 10 anos, que tem sua vida devastada com as violentas perseguições do Regime.

Já “Trumbo” trata da história do oscarizado roteirista Dalton Trumbo, cuja filiação ao Partido Comunista foi exemplarmente punida com sua entrada para a Lista Negra de Hollywood. Prisão, censura, desemprego, depoimentos humilhantes no Congresso são partes da história desse brilhante artista punido na Terra da Liberdade por volta dos anos 1950 e 1960.

Ao tratar de “Kamchatka” e “Trumbo” reavivamos a memória sobre a brutalidade da guerra fria, sua violência mais sentida fora do território norte-americano, mas também dentro dele, seguindo uma tradição bem imperialista de estabelecer parcerias com psicopatas.

Terminamos nosso alerta sobre o perigo da criminalização do desejo de justiça social por regimes políticos aberrantes. Por trás da “ameaça comunista” há sempre um político oportunista querendo promover a ideia de inimigos públicos quando, eles próprios, são os inimigos das políticas públicas capazes de garantir melhores condições de vida a todos.

#Ditaruanuncamais

Sobre os filmes:

Kamchatka: https://g.co/kgs/ZDUmA8

Trumbo: https://g.co/kgs/dYtMQX

#RicardoDarin

#Trumbo

#BryanCranston

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: