Bases de dados Cientometria Comunicação Científica

Curso “ABC de cientometria”

Daquelas coisas que acontecem com gestores de bibliotecas: você traça um plano de atividades, cheio de desafios, e, quando você vê, aparece uma grande oportunidade, imprevista, e que você terá que somar às suas atividades.

Em tempos de reinvenção das bibliotecas, um dos importantes papéis a serem cumpridos relaciona-se com a cientometria, área da ciência da informação que aplica métodos quantitativos para analisar informações de modo a:

1)compreender o comportamento dos pesquisadores em relação às publicações; e

2) subsidiar a gestão das atividades científicas em diferentes esferas institucionais.

Recentemente, na UFRGS, Universidade que trabalho, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação assinou a Scival, uma das mais completas ferramentas de análise cientométrica disponíveis. E o que a Biblioteca tem a ver com isso? Tudo!

Bora lá resgatar os alfarrábios cientométricos, montar um curso e nos prepararmos para aprender a Scival com quem entende do assunto. Abaixo seguem slides do curso “Fundamentos das métricas para avaliação da produção científica institucional“, que será ministrado nesta semana!