#LeiaMulheres Filmes Literatura Recomenda (em poucas palavras)

Um voto de esperança no novo Governo chileno

Ontem, tomou posse o novo Governo chileno. Para marcar a data, El Pesto e BeD fazem uma dupla recomendação especial, indicando os belíssimos livro e filme: A Casa dos Espíritos.

Neste romance genial, Isabel Allende criou Clara, uma das mais belas personagens já inventadas, seguindo uma tradição bem própria da América Latina na literatura, que é o realismo mágico.

Entre a Terra e o Céu, Clara é a figura mais gentil do mundo e, ao mesmo tempo, mais absolutamente insubmissa. Alguém que ama incondicionalmente, mas que ninguém consegue condicionar. Uma personagem que contrasta com uma riquíssima problematização de Isabel Allende sobre as opressões de classe e de gênero e que são descritas em “A casa dos espíritos” como um condicionante onipresente que impõe violência a tantas vidas em diferentes tempos e culturas.

Outro aspecto importante relacionado com esta obra é sua adaptação para o cinema, a capacidade de Bille August de tirar do papel e levar para a tela a beleza de Clara e o horror da classe que levou Pinochet ao poder décadas atrás. História real de opressão de um Chile que hoje se rebela e se mostra, também como Clara, insubmisso.

Neste dia, desejamos ao Governo no Chile: “vida longa às políticas de inclusão!” Que as lutas do povo chileno se convertam em efetiva justiça social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: