Literatura

Domenico Starnone e a imperdível “Trilogia Sentimental”

Estou de férias e me propus o desafio de usar o computador apenas em situações inevitáveis. Compartilhar o prazer de ler Domenico Starnone é, certamente, uma situação inevitável. Assim, cá estou, usando o computador. 

Mais por marketing do que pelo nexo entre as obras, Domenino Starnane publicou a “Trilogia Sentimental” composta de “Laços”, “Assombrações” e “Segredos”. A falta de conexão entre as três histórias me irritaria profundamente em circunstâncias normais. Contudo, o prazer de ler as três obras próximas umas das outras por causa da suposta trilogia torna supérflua a expectativa de conexão entre as histórias e gera uma gratidão incomum a uma peça de marketing.

Domenico Starnone tem um texto preciso, capaz de revelar de forma objetiva sentimentos e pensamentos complexos sobre nossos relacionamentos mais íntimos; uma qualidade muito especial para os leitores que têm por hábito analisar seus próprios sentimentos. Me parecem histórias particularmente encantadoras para uma audiência de pessoas acostumadas à auto-crítica. Sendo esse, talvez, o nexo entre as histórias, os personagens centrais de Laços, Assombrações e Segredos têm em comum a hiper reflexão sobre si e sobre suas escolhas de vida.

Além do conteúdo, há de se destacar o estilo narrativo extraordinário e criativo presente em Laços e Segredos. Os eventos narrados pelo personagem central de cada livro são contrapostos por Domenino Starnone quando dá voz a mais dois personagens em narrativas separadas, trazendo um outro olhar para a mesma história. 

Com isso, Domenico Starnone não apenas expressa por um lindo texto literário a difícil arte de nos auto-conhecermos, mas, ainda, a complexidade da própria vida quando nos deparamos com o impacto de nossas escolhas em nossa história e, também, na história dos que mais amamos.

Domenico Starnone é um autor imperdível.

Agora, posso desligar o computador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: