Seguindo nossa tradição de dupla recomendação aqui na Lista “A política e a Humanidade em Conflito”, falaremos sobre “The Post” e “Sniper Americano” hoje. Fizemos aqui a associação porque ambos filmes baseados em fatos reais, que representam um estado tipicamente norte-americano: estar sempre em guerra com alguém. Um estado não apenas político, mas também de espírito, que ultrapassa as trincheiras ocupadas em terras estrangeiras para contaminar toda uma cultura, que dissemina violência em diferentes níveis.
E o que isso tem a ver conosco aqui no Brasil? Bom, infelizmente, tudo, considerando que o modelito “Rambo desmiolado” tem ganhado força por aqui para formar uma noção distorcida do “cidadão de bem”.
Neste contexto, ao falarmos de “The Post”, falamos da Guerra do Vietnã, uma guerra perdida, mas prolongada por anos, que dizimou sua própria população para sustentar uma propaganda enganosa de supremacia norte-americana. Meryl Streep e Tom Hanks interpretam Katharine Graham e Ben Bradlee, dona e editor do The Washington Post na época que esse escândalo foi revelado pelo Jornal. É um filme que entra para a história ao contar como as guerras que destroçam famílias são muitas vezes utilizadas para promover o interesse de uma inescrupulosa elite social e política.
Com “Sniper americano” damos um salto no tempo em relação ao filme “The Post”: saímos da Guerra do Vietnã para a Guerra do Iraque para vermos, na história real do herói militar Chris Kyle, o impacto cultural da guerra e do culto às armas. O filme é um retrato contundente da violência como valor familiar em uma sociedade que enfrenta uma epidemia de doença mental entre ex-combatentes de guerra.
Dois filmes importantes para pensarmos que o “Rambo desmiolado”, que esteve em cartaz nos cinemas com o “ator” Roberto Jefferson neste domingo, representam o que há de pior na política e na cultura de qualquer país.
Sobre os filmes:


