#LeiaMulheres Literatura

Simone de Beauvoir 1: existencialismo e feminismo

Nosso “Lendo juntas” de setembro (05/09) no El Pesto (Jerônimo de Ornelas, 596) será sobre Simone de Beauvoir. Costumamos fazer vídeos de divulgação com uma semana de antecedência para divulgar o Evento, mas para setembro a divulgação será especial, considerando o tamanho da contribuição de Simone de Beauvoir para a compreensão da condição feminina e a luta pela igualdade de gênero. Assim, faltam 14 dias!

Eu, Letícia, rendeira, bibliotecária e super fã de Simone, compartilharei ao longo desta semana uma adptação em partes de um relato muito particular da vida e da obra desta incrível feminista. Vamos lá?

Diz a Wikipédia que Simone de Beauvoir foi uma escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social francesa. Parisience, viveu entre 1908 e 1986 e deixou um legado atemporal que tem como referência o livro “O Segundo Sexo”, mas não apenas ele.

O Segundo Sexo é a Bíblia do Feminismo, resultado de uma extensa pesquisa e produto da capacidade ímpar de Simone de Beauvoir de articular um denso e diversificado conjunto de teses para produzir sua própria tese, absolutamente original, e “elucidar a situação da mulher”.

O pensamento filosófico feminista de Simone foi desenvolvido a partir de um profundo diálogo com o existencialismo sartriano. Jean-Paul Sartre defendia a liberdade e a autenticidade de cada ser humano como essenciais. Simone trata dessa mesma liberdade num contexto humano mais desafiador: o da condição feminina.

Simone não foi apenas uma grande intelectual que escrevia muito, mas também uma grande personalidade que se fez ouvir de diferentes formas. Ela disseminou seu pensamento filosófico pela utilização da ficção literária, da autobiografia, do rádio e da edição da revista “Les Temps Modernes”.

Amanhã, seguimos falando sobre Simone!

#vemserrendeira
#Simonedebeauvoir
#leiamulheres

Deixe um comentário