Literatura Política Recomenda (em poucas palavras)

Primavera num espelho partido por Mario Benedetti

Nos últimos anos presenciamos a institucionalização do absurdo. A cada 31 de março há um ensaio-ameaça-palhaçada de comemorar o Golpe Militar brasileiro de 1964. Evento histórico específico no Brasil apenas na data, comum, contudo, na América Latina, como regime hediondo, que privou seus povos de liberdade de expressão, parlamento, constituição e, nada mais, nada menos que direitos humanos.

A loucura da tentativa de comemoração atual fica por conta de outro crime, o atentado à inteligência e ao conhecimento, coisas desta Era que estamos elegantemente chamando de Pós-verdade, mas que bem poderia ser chamada de Era da Burrice. Neste contexto triste, acabo de ler “Primavera num espelho partido” de Mario Benedetti, uma grande obra literária e histórica sobre o tema. E, confesso, fiquei muito impactada.

O livro não traz novidades, mas conta com a potência do texto de Benedetti, que cria brilhantemente uma trama caleidoscópica toda conectada pelos olhares de diferentes personagens (preso político, pai-esposa-e-filha de preso político- sendo os três exilados – e o próprio Mário Benedetti em relato autobiográfico).

Para os que desconhecem a história política da América Latina, ler “Primavera num espelho partido” é informativo. Para os que conhecem a história e continuam a defender a ditadura, não recomendo a leitura, recomendo algo impublicável, deixando aqui … [ou seja, reticências, melhor explicar bem].

A violência física e emocional inerente à realidade é tratada de forma tolerável como uma crônica humana dos regimes militares porque foi escrita por um grande gênio da literatura mundial. Nas mãos de escritor menos habilidoso, a violência seria intolerável. Impossível não recomendar este livro como uma espécie de antídoto para a ignorância ao redor. 

Aproveitamos para deixar nossos votos de um bom Fórum Social! Organizar a #Resistência é urgente!

#LeiaMarioBendetti

Sobre o livro: https://g.co/kgs/iRoz4J

#MarioBenedetti

#LiteraturaUruguaia

#DitaduraMilitar

#DitaduraNuncaMais

#HistoriaLatino-Americana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: