#LeiaMulheres Item da lista Literatura

Americanah por Chimamanda Nogozi Adichie

Lista “Mulheres, literatura e libertação”

12 – “Americanah” por Chimamanda Ngozi Adichie

“Americanah” é o segundo item da Lista de autoria de Chimamanda Ngozi Adichie. Escrever sobre ele não é tarefa muito fácil, considerando suas intersecções com outras autoras importantes para a literatura feminista em um mosaico que descrevo de forma muito pessoal a seguir:

  1. Chimamanda se conecta com Simone de Beauvoir para além da correlação Bíblia/Bíblia de bolso do feminismo que referimos anteriormente, mas também por sua capacidade de sistematizar as pautas da agenda feminista pela ficção literária em um texto que, em Americanah, é exemplarmente didático.

2. Chimamanda se conecta com Lélia Gonzalez e Angela Davis (aqui matéria imperdível) por aprofundar a discussão de gênero pela opressão de raça e, de forma um pouco menos acentuada em Americanah, pela opressão de classe.

3. Chimamanda se conecta com Elena Ferrante (autora que ganhará espaço nesta lista mais adiante) por tratar do amadurecimento pessoal e do ganho de consciência social de seus personagens ao longo de vários de anos de suas vidas. Em Americanah, Ifemelu e Obinze, seus personagens principais, não chegam a envelhecer como na Tetralogia Napoletana de Elena Ferrante, mas passam da adolescência para a idade adulta em uma história muito bem narrada dos altos e baixos da vida que levam à maturidade.

Toda essa complexidade descrita aqui em tópicos é contada por Chimamanda em uma linda história de amor. Americanah é um romance potente sobre conhecimento, auto-conhecimento, liberdade, opressão, imigração, racismo, resistência e, principalmente, amor. #LeiaChimamanda, ela é excelente.

#LeiaMulheres

#Chimamanda

Referência

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Americanah. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

Texto elaborado originalmente para Conexão Rendeiras

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: